Cuscando as tabelas nutricionais...

quarta-feira, 27 de agosto de 2008


Não sei se isto interessa a alguém, mas cá vai:

Estive a comparar marcas de yogurtes, cereais e bolachas, tudo do gênero "light" e saudável...Tenho consumido deste tipo de produtos de diversas marcas, muitas delas marca branca, tendo como permissa que era tudo mais ou menos a mesma coisa.

No entanto, depois de ter lido um artigo não sei onde e ter analisado a tabela nutricional dos mesmos, cheguei á brilhante conclusão que não é bem assim.Embora em termos de sabor, aparência e textura sejam semelhantes uns aos outros, em termos nutricionais encontrei diferenças enormes, e nada aprazíveis.

Parece que é tudo igual mas depois de bem escarafunchar conclui,por exemplo,que muitos dos cereais de pequeno almoço que são ricos em fibras e que acabamos por eleger como os melhores, são também ricos em açúcares...E depois uma pessoa diz: "Ah, mas aqui diz que é rico em fibras!É porque não engorda!"...Pode ser que sim...mas ser rico em fibras não implica que não seja rico também em açúcar e em gordura...por acaso alguns dos cereais que eu consumia, ciente de que fazia uma boa escolha, tinham imenso açúcar...Agora tenho consumido outros, que são ligeiramente mais caros, mas me fazem bem melhor e sabem ao mesmo..acho que a nossa saúde e figura compensa uns trocos a mais que se gaste.

Com as bolachas integrais passou-se o mesmo...comparei por exemplo as bolachas "Maria" normais com as integrais, e lá estava na tabela...As integrais tinham carradas de açúcar adicionado (eu bem me parecia que me pareciam bem mais doces que as "Maria" tradicionais)...E por falar em bolachas...as de "água e sal" não são só de "água e sal"...levam também manteiga (muita, muita,muita).

Uma das explicações que encontrei, foi que os produtos integrais como são menos saborosos, têm que levar mais açúcar para contrariar o sabor a "ração para cavalo".

No sector dos lacticínios, dei comigo a interrogar-me,como é que dois iogurtes magros de morango podem ter calorias semelhantes, mas um ter muitos açúcares e outro não? Cá está: é o leite usado que é magro...o que não quer dizer que tudo no iogurte seja light...

E pronto, cá estão as minhas descobertas científicas!E sim, eu sou aquela doida que anda nas prateleiras com uma lupa, bloco de notas e gravador a tirar dados para investigação...lol :-)

bjs, Framboesa

23 zum-zun(s):

Anónimo Says:
27 de agosto de 2008 às 15:12

Olá
Sempre que aqui passo tenho coisas novas para aprender. É muito bom quando temos uma professora que nos explica tudo direitinho.
Espero que esteja tudo bem por ai.
É muito bom quando nos sentimos realizados, como disses-te no teu post anterior. Também é verdade que sentimos sempre a falta de mais alguma coisa, porque todas as conquistas que vamos fazendo ao longo da vida servem para nos realizar.

Muitas beijocas com saudades

Arminda Pereira

Anónimo Says:
27 de agosto de 2008 às 15:12

Olá
Sempre que aqui passo tenho coisas novas para aprender. É muito bom quando temos uma professora que nos explica tudo direitinho.
Espero que esteja tudo bem por ai.
É muito bom quando nos sentimos realizados, como disses-te no teu post anterior. Também é verdade que sentimos sempre a falta de mais alguma coisa, porque todas as conquistas que vamos fazendo ao longo da vida servem para nos realizar.

Muitas beijocas com saudades

Arminda Pereira

Cláudia Says:
27 de agosto de 2008 às 16:45

Então agora, toca de por os alimentos que podem ser consumidos :)
Obrigada :)


(Serviço publico...gostei)

karoxinha Says:
27 de agosto de 2008 às 16:48

olha sem comentarios mesmo...

tu tinhas necessidade de vir aqui escarrapachar isto tudo tinhas... bem basta a economia q nos obriga a comprar o mais barato q há no mercado, e tu ainda vens dizer q não presta, hein.... tinhas necessidade tinhas????

olha nem sei q te diga.... nao sei mesmo... ou melho sei... miga bebe água q isso passa... nada como um copinho de agua...

bjinhos karinhosos
karoxinha

karoxinha Says:
27 de agosto de 2008 às 16:50

olha voltei...

estou com a claudia... ja q te deste ao trabalho de tanta pesquisa, quero a lista do que é bom "xaxabori"...

bjinhos aqui a espera da lista
karoxinha

Seni Says:
27 de agosto de 2008 às 16:59

Einaa einaaa.... as coisas q o pp aprende neste blog.
Muito bem! Nunca me dei ao trabalho de fazer essa pesquisa, vou ficar mais atenta.
kiss

Shakty Says:
27 de agosto de 2008 às 19:42

Oi oi...pois é...devias partilhar essa ciência connosco, porque esse e o principio...saber para partilhar...assim podemos comer mais saudável...eu bem digo que me inspiras...Xiba-te...eheheheh e não te esqueças que ainda ão mostraste a tua PANDORA ao POVO:)))) Beijoca

Branquinha Says:
27 de agosto de 2008 às 21:43

Olá Miss Framboesa ;) Belo post, sim senhor :) E concordo com tudo o que disseste. A minha nutriccionista ja me tinha avisado que a troca de bolachas e cereais para integrais não seria tão vantajoso como as pessoas pensam. Penso que o importante é fazer o que fizeste: ler sempre a tabela nutricional :)

Blue Angel Says:
27 de agosto de 2008 às 23:24

Ainda no outro dia estava a ver exactamente isso com o Pedro. Muitos produtos são um engano.

Um beijo

Nivea

Estela Says:
27 de agosto de 2008 às 23:45

Pois... informação bastante importante esta, sim senhora!
Um a das coisas que aprendi na RA foi precisamente a ler/interpretar os rótulos dos alimentos!
E sim, as bolachas mais saudáveis são mesmo as velhinhas "Maria"...

beijinhos agradecidos pelas palavrinhas tão queridas que me deixas sempre! ;)

_+*A Elite in Paris*+_ Says:
28 de agosto de 2008 às 09:24

Outro exemplo é o chocolate light: por vezes tras realmente muito menos gordura mas mais acucar que um normal. E o chocolate diet, que tras menos acucar e mais gordura que o normal.

é facil enganar as pessoas quando vao rapido e nao lêm os rotulos!!!

Mas a mim NAO ME ENGANAM hahahaha

Beijo meu,

A Elite

eu Says:
28 de agosto de 2008 às 09:58

tou com as meninas ai acima: nomes quero nomes aqui neste blog!!! so dizer ah e tal q um é mais açucarado n conta.. eu tou gravida e n me posso cansar portt: CONTAAAAA!!!

_+*A Elite in Paris*+_ Says:
28 de agosto de 2008 às 19:20

Ainda 8 dias para ires de ferias? :s:s:s:s:s ai ai ai...

Beijo meu,

A Elite

Tita Says:
29 de agosto de 2008 às 12:11

Esta é mesmo a minha área de trabalho e paixão. Sim é verdade que os "light" são muitas vezes periogosos, no entanto existem pequenos truques que podem ajudar, mas cada organismo reage de sua maneira. Truque 1: Os melhores iogurtes são os que fazemos em casa, em vez de adicionar açúcar adicionamos fruta. Basta 8h, uma pequena máquina, 1lt de leite (que pode ser de vaca ou outro) e 1 iogurte.
Ps- Parabéns atrasados e boas férias.
Bjs

turbolenta Says:
29 de agosto de 2008 às 22:30

Há muito um médico amigo disse para eu não comer nenhuma marca de cereais pois engordam imenso.Por isso eu prefiro o leite magro da Vigor e iogurtes gosto muito magro Yoplait.Mas ao pequeno almoço, em vez dos cereais vai,geralmente o iogurte, 1 kiwi e no tempo dos morangos é um vê se te avias. Agora substituo-os por 1 maça verde aos quadradinhos. E por fim 1 copo sumo laranja.
( Um segredo:ao lanche é que gosto de mastigar uma colher dos da National)
Mas já sabia que produtos light são mesmo para esquecer.
Bolachas: safei-me! não sou grande fã.
E já te debruçaste nos rótulos da secção das manteigas , margarinas,e queijose enchidos?
aí entra a gordura e o sal em exagero.
Aliás a nossa industria alimentar é das que mais sal usa na confecção dos alimentos entre os países da Europa(para não falar nos açucares onde batemos os recordes)
e agora vou ler o rótulo do queijo fresco magro!
Boa noite!

_+*A Elite in Paris*+_ Says:
30 de agosto de 2008 às 11:27

Bom final de semana minha salvadora,

Beijo meu,

A Elite

Alexia Says:
30 de agosto de 2008 às 14:55

Isto é o que eu chamo de um excelente serviço publico :)

vou tomar nota sim que isto de andar no jumbo de lupa e a analisar os produtos...
cruz credorooooo

beijocas informadas

carol Says:
1 de setembro de 2008 às 10:14

Já que fizeste o trabalho de casa tão bem feito... que tal explicares quais as marcas a que te referes... assim poupas-me tempo ;o)

Já tinha percebido algumas coisas... mas em regra guio-me pelas calorias... hummpf*
Com essa dos açucares é que me %$#%$%!

Beijos de volta!!!

Algodão Doce Says:
1 de setembro de 2008 às 14:33

Olá linda :)
Pois agora que ando numa de RA a sério também olho para isso tudo.
Para já os meus iogurtes magros, e bolachas sem açúcar "compensam" bastante...às vezes somos mesmo enganadas...
Ando numa de gelatina light, mas vou ponderar, pois as Kcal não é assim tão diferente da normal e o preço e quantidade é bem diferente!

Beijinhos doces e votos de uma semana super light, ok?!
Algodão Doce

carol Says:
1 de setembro de 2008 às 16:19

Fruto silvestre... amuei :(

Lá no reino da maluqueira... não pode uma pessoa ir de férias... que é logo "apagada"... humpf*

Beijos a fazer beicinho...

sofia Says:
1 de setembro de 2008 às 20:19

Opá! Parabéns atrasados e bem vinda a esse mundo maravilhoso e entusiático e (cá para mim) exactamente igual aos 29 e que são os 30. Como dizem, "os trinta são os novos vinte anos", por isso aproveita bem! Só para dizer também que este post caiu do céu, fizeste um serviço público de primeira. As coisas que eu não sabia e que tu, nessa infindável sabedoria sobre a nova roda dos alimentos, me ensinaste. Estou a falar a sério e vou já ler os ingredientes dos meus flocos (que a bem dizer nem a marca sei de cor, pois que só me vem à cabeça os desejos da caixa). A partir de agora estou alerta! Muitos beijinhos de parabéns!!!

sofia Says:
1 de setembro de 2008 às 20:20

queria dizer desenhos...

_+*A Elite in Paris*+_ Says:
2 de setembro de 2008 às 08:51

Va la, não sejas mazinha connosco, escreves um post hoje, yes? Porque pra semana ja estas de férias e sei que não vais escrever e vais deixar saudades e eu vou ficar triste e... e... e... ufa :)

Beijo meu,

A Elite