Canículas

terça-feira, 12 de agosto de 2008


Já ouviram falar nas canículas?

A minha avó materna, a avó A. falava nas canículas sempre que o tempo não era muito favorável em Agosto...Dizia ela que através das canículas podia-se prever em Agosto o tempo que iria fazer no próximo ano...Então faz-se assim:

Tira-se o 1.º dia de Agosto, que como dizia a minha Avó, conta para Agosto.

Depois o dia 2 conta para Janeiro, o dia 3 para Fevereiro...e assim sucessivamente até dia 13 que equivale a Dezembro.

O dia 14 conta de novo para Agosto, e o dia 15 de Agosto volta a corresponder a Janeiro, e dizia a minha avó que na segunda metade do mês, que se chamam os caniculares, a previsão ainda é mais certeira.

Resumindo:
Dia 1 - Agosto
Dia 2 - Janeiro
Dia 3 - Fevereiro
Dia 4 - Março
Dia 5 - Abril
Dia 6 - Maio
Dia 7 - Junho
Dia 8 - Julho
Dia 9 - Agosto
Dia 10 - Setembro
Dia 11 - Outubro
Dia 12 - Novembro - hoje! (também não se esperava um Novembro solarengo 'né?)
Dia 13 - Dezembro - nublado
Dia 14 - Agosto - nublado mas quente
Dia 15 - Janeiro - tempo ameno
Dia 16- Fevreiro - chuva
Dia 17- Março - nublado
Dia 18- Abril -chuviscos mas ameno
Dia 19- Maio
Dia 20- Junho
Dia 21- Julho
Dia 22- Agosto
Dia 23- Setembro
Dia 24- Outubro
Dia 25- Novembro
Dia 26- Dezembro
Dia 27- Agosto


Vi outra versão em que não se contam os três primeiros dias de Agosto, ou seja, os três primeiros dias contam para Agosto.No dia quatro vê-se como estará Janeiro. No dia cinco, vê-se como estará Fevereiro e assim sucessivamente até dia quinze.Dia dezasseis, dezassete e dezoito não se contam.E volta-se a contar a partir de dezanove, mas ao contrário. Dia dezanove para Dezembro, dia vinte para Novembro...

Mas guio-me antes pela "tabela" que a minha Avó me "deixou"...Afinal, ela tinha razão em tantas coisas...

bjs, Framboesa

9 zum-zun(s):

Cláudia Says:
12 de agosto de 2008 às 11:22

Bolas!
Preocupa-me o dia 15 e 17...estou no Algarve :(((((((((((((((((

Gostei desta tabela :)

Beijos amuados e esperançosos que a tabela falhe

Cristina Says:
12 de agosto de 2008 às 11:40

humm interessante, nunca tinha ouvido falar...se for mesmo, acho que estou bem para as próximas férias...

:)))

beijinhu

Queruby Says:
12 de agosto de 2008 às 11:43

Ola linda ja tinha ouvido falar exactamente como a tua avo dizia, mas so ate ao dia 13. E ja foi certeiro, mas agora com as alterações climatericas, ja não e tão fiavel :) mas não custa tentar ne? :)

Jokitas

Blue Angel Says:
12 de agosto de 2008 às 15:53

Nunca tinha ouvido falar, mas é como dizes, tentar ver se está certo não custa!!!

Beijo

Nivea

Luazzinha Says:
12 de agosto de 2008 às 16:36

:)
nao tinha ouvido falar :) aprendi alguma coisa tb com a tua avó :)
tenho saudades das historias que a minha me contava... e de todas as tradiçoes e historias que ela se acreditava :)
bjs com carinho

Luna Says:
12 de agosto de 2008 às 16:58

linda que interessante este teu post... eu nunca tinha ouvido falar... mas vou começar a reparar neste Agosto a ver se se confirma :P
beijinhos

Luna Says:
12 de agosto de 2008 às 16:58

linda que interessante este teu post... eu nunca tinha ouvido falar... mas vou começar a reparar neste Agosto a ver se se confirma :P
beijinhos

_+*A Elite in Paris*+_ Says:
12 de agosto de 2008 às 21:46

Ola minha chérie, salvadora de robalos,

nunca nunca nunca tinha ouvido falar em caniculas, que é um calculo bastante sabio. claro, cientificos nao acreditariam, mas a sabedoria popular por vezes demonstra que nao é preciso estudar para ver a logica de muita coisa!

obrigada pelo teu comentario hoje, sempre das-me imensa força!

e ja agora, tb quero perder quilos no rabinho, como faço? :p

Beijo meu,

A Elite

turbolenta Says:
14 de agosto de 2008 às 11:24

Conheço esse esquema mas numa outra versão:
Em Janeiro: dia 1 corresponde a Janeiro.O Mês vai ser conforme o dia se apresente.
POr exemplo:de manhã chove e vento,à tarde pára o vento e aparece um pouco de sol.
Então....na primeira quinzena o tempo vai estar chuvoso e ventoso, enquanto que a 2ª quinzena vai estar menos ventoso e com algumas abertas.
E assim...até ao dia 12, que corresponde a Dezembro.
Mas isto era segundo a tradição transmontana e antes de os americanos irem à lua, pois a partir daí..... o tempo anda maluco e já ninguém sabe com o que contar,...........nem quando....
bjs