Fim de semana de queques

segunda-feira, 3 de março de 2008
É lendária a minha atrapalhação com pastelaria e afins...e não estou a falar com a minha atrapalhação quando vou a pastelarias e tento sentar-me de costas para as montras recheadas de pastéis de nata, bolas de berlim e compahia...estou mesmo a falar com a minha atrapalhação em fazer sobremesas e demais produtos de pastelaria...

Este fim de semana tentei fazer uns queques de cenoura que me pareceram prefeitos...tirei a receita de um excelente Blog Culinário que visito assiduamente.

Lá tentei fazer os ditos queques de cenoura...mas não sei que voltas dei, ficaram muito baixinhos...cheia de fé voltei a repetir a receita...e mais uma vez saíram baixinhos...estavam muito gostosos, lá isso estavam...mas não tinham aquele alto no meio, tipo inchaço, característico dos queques...:-( E não tem nada a ver com a receita, em cuja cozinheira confio totalmente...tem a ver comigo mesma! Eu nem digo que blog é, para não ficar a ideia que as coisas de lá não resultam, o que seria uma injustiça :-S

Fiquei tão, mas tão esmorecida, e nem um Fudge de Chocolate que fiz ontem de manhã para esquecer,me tirava os queques da cabeça...

Quando estas coisas acontecem (leia-se...sempre...) o Mike lá me dá uma forcinha, diz que se eu não soubesse cozinhar é que era mau, mas sabendo cozinhar, que interessam lá as sobremesas ou os bolos...Até é capaz de ter razão, mas quando eu descubro que não sei fazer qualquer coisa que para o resto da população mundial é básica...fico com o ego tão, mas tão em baixooooo!

Depois de remoer no assunto o dia todo, lá fiz uma terceira tentativa (haja farinha e ovos...e paciência...)...E desta vez fiz uma receita simples que tirei do Blog Carpe Diem, sem fruta nem vegetais nem nada de nada que pudesse desorientar-me a atenção da farinha, manteiga e ovos...um tira teimas para ver se o meu humor melhorava até ao fim de Domingo...

E desta vez resultou...Fiquei tão feliz...até dançariquei em frente ao forno...anotei tim-tim por tim-tim o tempo que pre aqueci o forno, a temperatura exacta, o programa em que coloquei os queques...parece minhoquice mas para a coisa ter dado certo, tinha mesmo que ficar com estes dados preciosos...E aqui estão eles todos felizes (tal como eu)



A receita está aqui, fiz meia receita que rendeu 10 queques gordos, segui as instruções todas da Carla, excepto na parte das gotas de baunilha que substituí por raspas de limão.

Depois de meditar sobre o assunto e ler alguma literatura alusiva (sim...eu fartei-me de remoer antes e ainda tive que meditar depois...), cheguei á conclusão que os queques de cenoura ficaram como era suposto ficarem: húmidos...parece que isto acontece a bolos que levam fruta ou vegetais...eh eh eh...o que eu me arreliei pah...maçarica..eh eh eh...

Update:os outros queques foram direitinhos para casa dos papás...não, não nos alambazamos com eles Luazzinha Maria!



bjs, Framboesa

16 zum-zun(s):

Ana Says:
3 de março de 2008 às 14:15

Eh pa atira ja um para aqui!
Este fim de semana fiz Bolo de Marmore com coco ralado, ficou bom.
Beijinhos

Luazzinha Says:
3 de março de 2008 às 14:53

eheheheheh :)
miam miam!
estou com um excelente aspecto :)
mas... diz me uma coisa... que fizes te aos outros queques???? nao me digas que os comeram todos!!!!???!? :P
bjs com carinho... com mts sorrisos e com mt felicidade!

nota: ó framboesa maria... estou perto do 30???? ai ai! ainda faltam 3 anos pah!!!3 anos e um dia! :)

Receitas da Filipa Says:
3 de março de 2008 às 15:04

Framboesa haja paciência e força de ânimo para conseguir repetir tantas vezes a receita... Eu sinceramente não o fazia, à primeira tentativa iria desistir logo por isso há que admirar a tua força de vontade!
Parabéns os queques ficaram lindos, têm uma côr fabulosa e devem ter ficado uma delícia.
Continua com a tua força e não desanimes nunca por às vezes as coisas não correrem bem, acontece e ninguém é perfeito.
Às vezes as coisas também me correm tão mal...

Beijocas

carla m. Says:
3 de março de 2008 às 15:25

Realmente haja paciencia, farinhae ovos e muita persistencia. Eu provavelmente teria desistido dos queques....
Eu é muito raro fazer bolos,mas faço ums bolinhos pequeninos que são uma delicia, e aí faço sempre o dobro da receita porque a receita dá para poucos e sou um bocad(ã)o gulosa.
Beijos

karoxinha Says:
3 de março de 2008 às 16:25

Olá

ai... paciência mesmo... toneladas dela... olha eu quando as coisas não correm ao meu jeito... resmungo, amuo, praguejo... enfim.... tudo o que tenho direito... apesar de nunca se ter estragado nada la em casa, principalmente doces... o meu pessoalinho não é esquesito :D ... mas fico mto refilona quando não me correm bem as coisas.... feitios, fazer o quê...

olha agora xaxabôri manda um tabuleiro deles lá para casa tá...

bjinhos karinhosos de água na boca
karoxinha

Juanita Says:
3 de março de 2008 às 19:45

olá

lá estás tu com essa mania de que não sabes fazer doces!! eh eh eh
tudo o que comi feito por ti, estava optimo e...não me esqueço daquela tarte de abobora que estava deliciosa!!

os queques tavam lindos, sim senhora!! muitos parabês!!

qt aos de cenoura eu tb adoro esses queques (quem é gulosa gosta de tudo eh eh eh)

hoje foi dia de levar um bolo brigadeirão lá para o escritório....tás a imaginar...ficaram todos a lamber os dedos e...imagina que para 6ª feira tenho uma encomenda de 1 cheeesecake (já enganei mais uns eh eh eh)

qt ao post debaixo...é bom aber que estamos "acompanhadas" nisto da doideira saudável!! eh eh

Juanita Says:
3 de março de 2008 às 19:45

atão esqueçi-me de....

BEIJOCAS GRANDESSSSSSSSSS

Carla Says:
4 de março de 2008 às 00:09

Olá Framboesa! Fico muito feliz que tenha corrido bem =D Você tem uma força de vontade muito grande, eu desanimo logo e fico uns meses sem tentar, perco logo o apetite =P Tem toda a razão, os queques de cenoura ficam baixos, é como as tortas de laranja, cenoura, abóbora (etc) que ficam húmidas.
Esta semana devo postar uma receita de queijadinhas de leite, se gostar experimente. É só juntar todos os ingredientes, passar com a varinha mágica, encher as forminhas e forno com elas. Ficam húmidas e com canela... hummmmm ... é muito bom!


bjs e tenha uma boa semana!

Claudiacva Says:
4 de março de 2008 às 09:29

Foi aqui que encomendaram?

|““““““““““““““““““““““““||_
|...............*AMOR*...........|||“|““__
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)““

|““““““““““““““““““““““““||_
|............*CARINHO*.........|||“|““_
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)““

|““““““““““““““““““““““““||_
|............*ALEGRIA*.........|||“|““__
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)““

|““““““““““““““““““““““““||_
|............*AMIZADE*.........|||“|““_
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)““

|““““““““““““““““““““““““||_
|........*FELICIDADE*.......|||“|““__
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)

Entrega feita!
Participa na campanha FAZ UM AMIGO FELIZ!!!
Manda esta encomenda p/ todos os teus amigos.
Espero estar incluído nessa lista........
Vou fazer outra entrega ...fuiiiiiiiiiiii

Beijinhos

ALEXIA Says:
4 de março de 2008 às 11:06

Não sobrou nem um estão tão lindos....aaaaaaiiiiiiii olha lá mesmo dos outros que ficaram baixinhos!!!!!!

beijos com fermento para aumentar a coisa e a pedir para fazer mais destes

rosachok Says:
4 de março de 2008 às 11:10

Que aspecto mais delicioso... que vontade de comer um... hummm!
Ainda por cima amo tudo o que tem travo a limão... aquele toque especial!
Temos que combinar um encontro blogosférico... tu levas o lanche... hihihihih ;)))

Beijos com água na boca

karoxinha Says:
4 de março de 2008 às 12:46

estou aqui em forma de protesto, prontus...

atão mas estes queques ainda aqui estão... ai ai que não estou a hgostar nada disto... humpffff

bjinhos karinhosos de olhos fexados
karoxinha

Teresa Says:
4 de março de 2008 às 20:23

Estes estão fantásticos..... bjs

_+*A.Elite in Paris & Montpellier*+_ Says:
5 de março de 2008 às 16:36

Para tudooooooo!!!! menina salvadora de robalos com molho de framboesa, sabes fazer chocolate fudge? dizes dizes me como se faz?

Beijo meu,

A Elite

turbolenta Says:
6 de março de 2008 às 11:46

E comigo acontece com as malfadadas queijadas!
NUnca consegui fazer nenhuma de jeito. Uma amiga que teve uma pastelaria deu-me, em tempos, uma receita de umas queijadas que eram fabulosas e que ela lá fazia.
Pois fazia....ela!... porque as minhas.... nem digo nada!
Mas bolos, semifrios, etc...contem comigo.
Mas o essencial é mesmo saber fazer comida( de prato) e da BOA!
bjs
boa semana

Ana Garras Says:
7 de março de 2008 às 20:09

quando tiver tempo dou-te a minha receita de pão-de-ló e todos os truques, depois é só recheares e decorares a gosto.
;) mas é segredo, não digas a ninguém