Coisas da Páscoa...

quinta-feira, 20 de março de 2008

Quinta Feira Santa...
E santa porquê?
Porque hoje tenho a tarde livre...
Ok...
Santa porque representa a última ceia de Cristo, que segundo uma notícia que vinha a ouvir hoje na TSF, ocorreu há 2008 anos...o que me deixou intrigada porque:
-Se os anos começaram a contar quando Jesus nasceu...
-Se Jesus faleceu com 33 anos...
-Teoricamente a última ceia teria que ter ocorrido há 1975 anos, mais ano, menos ano...não é?(devo estar a fazer qualquer confusão...)
Estes dias entre Quinta Feira Santa e Domingo de Páscoa, sempre tiveram um significado estranho na minha vida, á pala de ter estudado durante quase 8 anos num colégio católico...
Sabe-se lá porque motivo e porque lavagem cerebral, durante esses anos de criancice e adolescência, os Senhores Padres (vénia) acharam por bem meter na cabeça da criançada que estes dias eram para ser vividos com extremo sacrifício, com muita solidão, penitência e tristeza...
(A bem dizer, os Senhores Padres (mais uma vénia), achavam que todos os 365 dias do calendário deviam ser vividos com muiiiiita humildade, sombriedade e sossego...e nada de mini saias, beijocas em rapazes nem lip-gloss...)
Enfim, durante muitos anos aqui a madame, andava Quinta, Sexta e Sábado, cabisbaixa, forçosamente triste, e a falar baixinho, porque tinha que ser assim, não fosse Alguém lá em cima ficar ofendido...não havia cá música, nem gargalhadas (a muito custo...) nem televisão excessiva (também na altura eram 2 canais, que passavam incessantemente filmes bíblicos e missas...lembram-se?)...e se um rasgo de um sorriso teimasse em sair dos meus lábios, reprimia-o imediatamente, que parecia mal...
É por estas e por outras (muitas outras) que se um dia tiver descendencia, esta não vai pôr os pés em colégios de cariz religiosa nenhum...nah, nah,nah!
É que até aos dias de hoje fiquei com umas résteas dessa necessidade/imposição de estar mais infeliz nestes dois dias...Por respeito...O que, sabendo que tenho a tarde de hoje livre e amanhã é feriado, custa como o caraças!
Além disso..."come'on!"...vá lá...não é como se a gente não soubesse como acabavam as coisas...Jesus ressuscitou!Mesmo em miuda não percebia porque é que tinha que andar desolada com a morte de Jesus, sabendo que no fim de tudo, ele acabou por Ressuscitar!...Todos os anos era assim...!!!Por isso, para quê andar infeliz?!(faz sentido?!)
Mas pronto...apesar de hoje ir laurear e não prometer que isso me vá trazer qualquer transtorno, mantenho a minha tradição pessoal de não comer carne até Domingo...porque os Senhores Padres (vénia dupla a bater com a testa quase no chão) fizeram o favor de nos convencer que toda a carne comida hoje, amanhã e Sábado eram a carne do próprio Cristo...e eu já adulta ainda tenho essa na ideia...bahhh...
De resto não me parece que se vá fazer qualquer tipo de celebração para as minhas bandas...Fora uma tentativa de folar que vou fazer para oferecer...o que em si já é uma grande celebração!Apesar de ser uma "party-lady" por natureza, até fico grata pelos diminutos festejos pascais em nossas casa: evitam-se ovos e amêndoas de chocolate...que fazem muito mal aos dentes...(é só por isso...porque diz que estas guloseimas se comidas na Páscoa não engordam...quem quiser testar a teoria, que faça o favor...)

bjs, Framboesa

12 zum-zun(s):

carol Says:
20 de março de 2008 às 12:13

Os "meus padres" eram mais brandos ;) não exigiam vénia e diziam que na sexta não se devia comer carne por tradição, mas que na verdade o importante não era comer carne ou peixe, mas sim comer uma refeição modesta, pois naqueles tempos a carne era alimento dos ricos e soberbos ;) Os "meus padres" ensinaram-nos a viver este tempo Pascal com a alegria dos Ramos e da ressurreição.
Naqueles tempos passaria esta noite (toda!) na igreja em vigília, em turnos de uma hora com intervalos cheios de cumplicidades de amigos, bolinhos e chá ;)
Tenho saudades daquele tempo... eu gostava ;)
É impressionante como as nossas experiências é que fazem a pessoa que somos ;)

Beijos coloridos... como os ovinhos da Páscoa...
de chocolate light, claro!

karoxinha Says:
20 de março de 2008 às 12:13

Olá linda

Eu espero sinceramente que tenhas uma excelente Páscoa com muitas coisas boas no coração... com muito amor e carinho...

olha, eu não vou testar essa teoria... normalmente dou-me sempre mal em experiencias semelhantes...

ah! e cá pra mim... o gajo enganou-se na data só pode... atão mas desde quando se comemora a pascoa antes do falecimento e ressurreição... oh valha-me Deus...

sabes no outro aspecto de ficarmos tristes estou contigo... que seja uma epoca de reflexão aceito... agora triste não aceito e pronto... olha nesse ponto concordo com os testemunhas de Jeová, que celebram a ressureição de Cristo... pq a ressureição é motivo de comemoração pq tudo "acabou bem"... (sei esta parte pq tenho uma amiga q é TJ e trocamos algumas ideias :D)

de qualquer das maneiras voltando a experiencia dos does... fazemos assim tu experimentas e depois contas-me :D

ah! lá em casa tb vamos tentar fazer o folar, a ver vamos o q de lá vai sair hihihhihihi...

Espero que tenhas realmente uma excelente Páscoa...

bjinhos karinhosos
karoxinha

AJUDA PORTUGAL Says:
20 de março de 2008 às 17:14

Meu Doce de Framboesa, cuidado!!! NUNCA diga NUNCA, a vida dá muitas voltas e você ainda acaba por pagar pela lingua.

Eu não aturei padres, mas por 9 anos andei em colegio de freiras, hoje morro de saudades, eram outros tempos e hoje posso afirmar foram tempos muito felizes.

Vá visitar o meu novissimo blog, ele precisa crescer, ficar grande e ter um final feliz...

Boa Pascoa.

Beijinhos

Querubina Says:
20 de março de 2008 às 18:43

Ola linda obrigada pela retribuição da visita. Nada de te sentires mal com os meus textos, vale?
Es bem vinda nos meus dois cantinhos, mas e para te sentires bem :)

Boa pascoa, este fim de semana linko-te para te visitar mais vezes pode ser?

Beijufas de Luz!!

perola&granito Says:
21 de março de 2008 às 14:51

_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥
Uma Páscoa Muito Feliz

perola&granito Says:
21 de março de 2008 às 14:51

_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥
Uma Páscoa Muito Feliz

sofia Says:
21 de março de 2008 às 23:00

Como te percebo. Eu cá não andei em colégio católico, mas levei em cima com 6 anos de catequese intensiva e umas catequistas sisudas, a fazer pendant com o senhor prior da minha paróquia. Resultado: devo agradecer-lhes a vasta cultura geral sobre o mito fundador da civilização ocidental, entre antigo e novo testamento, e, também como resultado, afstei-me da prática e da Igreja em geral cujas posições sobre determinados assuntos me arrepiam de tão extremistas e são muito pouco concordantes com a evolução do mundo e das mentalidades. Hoje não celebro a páscoa, mas como muitas amêndoas para compensar... Bjs e boa sorte para a preparação do folar... tou a torcer...

Juanita Says:
22 de março de 2008 às 12:03

só tu!! já me ri só com essa da vénia!! eh eh eh
pois eu tb não como carne!! sim sim podem dizer que é uma parvoice mas como fui crescendo e levando sempre a lavagem ao cerebro, continuo com 33 anos a cumprir o ritual!! o junior já se est´+a mesmo a ver , né?! tal como (tu (e andando no mesmo colégio) tem a cabeça feita (o que não lhe faz mal nenhum) e ontem à tarde vimos o filme da praxe!! a vida de C Jesus Cristo, e este ano o Junior já deu uma atençaão diferente...esta manha ainda me disse que gostou muito do filme, mas que Ele tinha sofrido muito!!

enfim...

bem miga chegamos à pascoa e tal como tu tb amendoas e chocolates não entram cá em casa (não pq engordam, mas simmmmmmmm pq os dentistas são carissimosssssssssss)

a ver se vamos beber o cafezito, sim?

beijocas e bom folarrrrrrrrrr

Garfieldzita Says:
22 de março de 2008 às 17:27

Dei aqui um pulinho para te desejar uma Páscoa Feliz, no meio daqueles que mais amas...

bjokas grandes

Cristina Says:
22 de março de 2008 às 17:44

_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥

Votos de PÁSCOA FELIZ.

Bolota Says:
24 de março de 2008 às 09:25

Ahhh... foi pelo teu semblante carregado que no sábado o dia esteve tão escuro, chegando mesmo a chover!!!
Venham daí essas gargalhadas, pá!

Boa semana!
Bjos :o)

Sarapatica Says:
24 de março de 2008 às 10:57

Balha-me Deus....era isso k aprendias no colegia...De facto...é um bocado triste...olha e essa do jejum, já não é o que era...bom bom era jejuar as amendoinhas e etc....e já testei a teoria final e digo.te...de facto engordam...e não fiz nenhum teste cientifico nda elaborado. muitos bjinhos e boa semanita para ti....kiss.