A Saga do Forno!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Já passei pela saga do frigorífico e pela saga do (dos) ferro (ferros) de engomar...

Ultimamente enveredei pela Saga do Forno!

A saga do forno começou há cerca de 1 ano atrás quando comecei a reparar que a comida confeccionada no mesmo passava mais tempo fora do forno do que dentro do forno, porque tinha que a virar tantas vezes para não queimar, que quase mais valia fazer uma fogueira no lava-louças...

Achei que era eu que estava a ficar menos habilidosa em termos culinários...até que metade dos pratos confeccionados começaramm a aparecer queimados...literalmente: meia travessa crua, a outra metade queimada...meia tarte loura, a outra metade queimada....

"Mauuuuuu!..."

Infelizmente foi nesta altura que decidi enveredar pelo fabuloso mundo dos bolos, com resultados desastrosos, devido a estas características peculiares do forno "assassino"...o que me fez soltar algumas lagrimitas pela minha incapacidade como pasteleira...

Lá comprei uma patusca, sugestão da Juanita, e tenho cozinhado muita coisa nela...mas travessas tamanho XL, ou refeições para mais comensais, não resultavam...

E eis que nos decidimos...tinhamos mesmo que desenbolsar...

A semana passada, depois de termos passado um tempo a olhar para fornos, fomos atendidos por uma funcionária arrogante, que tinha acabado de engolir a disquete do "O mundo dos fornos em palavras complicadas, expressões desconhecidas e caracteristicas denecessárias".Atirou logo com esta:

-Então e querem forno com limpeza pirolitica? ( com um ar emproado)

-E que é isso da limpeza pirolitica?

-Então...não sabem?!O mais importante é a limpeza pirolitica!!!(fez um ar perfeitamente aterrorizado como se estivesse a falar de um assunto quotidiano comum a todos os cidadãos...)

-Nós na verdade queríamos um forno jeitoso, com mostrador digital, várias funções...

-Mas e a limpeza?! ( e ela a dar-lhe, irra!)

-Qual limpeza?

-A pirolitica!E o vosso forno é "ME" ( se não eram estas letras eram outras...)

-É o quê?!

-(mais um rebolar de olhos como se fossemos os mais anormais e ignorantes que tinham entrado na loja...) Se precisa de placa...

-Mas qual placa...?!

Desistimos depois da senhora nos tentar impuntar um forno e não conseguir responder a perguntas tão simples quanto, o n.º de funções ou o que os distinguia em relação uns aos outros...Ela não se calava com termos que não conheciamos e com a limpeza pirolitica...

Noutra loja mal pedimos a opinião sobre fornos á funcionária, ela perguntou logo quanto estávamos dispostos a gastar, porque o que diferia de uns para outros era o preço... ("A sério?!Não é um preço standard para todos?!!!!")

Lá tive eu que estudar os ditos e passar o Sábado na loja, para depois de fazer uma vistoria intensiva aos fornos todos:

-escolher o que melhor se adaptava á nossa casa e carteira

-ser informada que era modelo único e último na loja

-descobrir que havia problemas com o meu cartão de débito

-a senhora da caixa ter gritado em plenos pulmões:"Não autorizadoooooooo!"

-ser ainda apontada por o meu B.I. ter caducado no início do ano

-ter que ir a casa para buscar dinheiro, mesmo sabendo que tinha saldo no cartão

-começou-me a doer tremendamente a cabeça e quase não conseguia raciocinar direito

-voltei á loja, carreguei com um forno de 20 toneladas (assim me pareceu) para o banco do pendura, fui o caminho todo com mudanças baixas porque não conseguia aceder ao manete das mudanças porque o forno teimava em tombar para cima de mim (medoooooo...)...

-chego a casa e o forno quase (quase) não cabia no lugar do outro...

Mas coube! La la la!

E agora ja temos forno...estreado com Entrecosto à Texana, folhado misto e pescada com broa...tudo de uma assentada!...E tendo em conta que o manual de instruções está em alemão (que eu não percebo nada...) até me saí bem :-))))

Agora é o micro ondas que se anda a passar...e o fogão também grita por misericórdia cada vez que o acendo...

P.S. Ah....e lá comprei o da limpeza pirolitica...

bjs, Framboesa


14 zum-zun(s):

Ana Says:
28 de janeiro de 2008 às 16:12

Eu tambem nao sei nada dessas coisas!!Ainda bem que falas nesse assunto, o apartamento que compramos vem com os electrodomesticos mas eu nem perguntei se o forno era pirolitico ou que raio eh isso.
Na volta sai-me um camafeu que tambem me queima a comida, ai, ai..

Ana Says:
28 de janeiro de 2008 às 16:21

Oh Framboezita Maria sabes que enquanto tu estavas no meu blog eu estava aqui?! Caramba, andamos as duas na mesma onda.

Ana Garras Says:
28 de janeiro de 2008 às 16:25

Afinal o que é a limpeza pirolitica???

Sagas dessas tenho eu às paletes!!! Mas eu fico logo chateada e rabujenta, ninguém me atura!!

sarapatica Says:
28 de janeiro de 2008 às 21:55

hi hi...bela saga...tb me aconteceu isso de eles terem a cassete gravada, mas em todos os locais em que fui, isto é k é competição...levam com cada lição...mas digo-te aprendi imenso sobre fornos e não comprei nenhum com autolimpeza, mto menos pirolitica, eu sou muto prendada e prefiro arregaçar as manguitas e limpar my self...agora é k vai ser cozinhar...

sofia Says:
28 de janeiro de 2008 às 22:44

Sim, sim, por favooor, tu não deixes de dissertar sobre o que é então um forno pirolitico!!! É que esta questão é fundamental: toda a gente depende do fogão, e do forno, por arrasto! E quanto à super-esclarecida da empregada, se ganhar á comissão,deve receber pouco no fim do mês. Eu também me tinha passado, odeio as pessoas que rebolam os olhos!!! Bjs

Seni Says:
28 de janeiro de 2008 às 22:54

Pronto oki!!! Sei que isso não te anima mas o meu sábado foi bem mais sossegado!! E já agora : o que é um fogão pirolitico?? Olha fiquei cansadissima só de ler, xiii mulher que stress para um sábado só!!! JESUSSS

kiss

Branquinha Says:
28 de janeiro de 2008 às 22:58

OláMiss Framboesa! Muito me ri com a tua história! LOLOL! Isto é k foi uma compra! Eu por acaso também tenho esse problema: tenho de estar sempre a abrir o forno e mudar o peixe de lado para assar dos dois lados. Mas estou a ver que possivelmente a culpaé do forno! Também tenho outra questão: no início da tua perda de peso, deixaste de comer porcarias? Qual era a tua ementa geral? Beijos

Natural Naturalmente Says:
29 de janeiro de 2008 às 10:25

Não acredito, depois de ler o post todo fiquei sem saber o que é limpeza pirolitica. Não pode ser.:(
Bom, sabe que isso na cozinha tem sempre muita inveja. Cuidado!!! Com certeza o micro-ondas, vai fazer fita, o fogão então, nem te conto, "...eu que trabalho todos os dias, faço de tudo para ser equilibrado, nem quente nem frio... e ninguém lembra de mim .....", a geladeira apesar de não ser nova vai reclamar também, mas voce arregala os olhos e ela volta para o sitio dela,e depois como isso é contagioso vem as maquinas de louça e a maquina de roupa, isso sem falar na maquina de café, na varinha... nossas estou exausta, o melhor é você fazer uma reunião tipo terapia de grupo. Sentada no meio com as maquinas todas a volta e sem medo, sem sentimento de culpa, explicar que você pedente de todas, ama todas de maneira igual, sem elas sua vida seria um inferno...
Querida adorei a saga do fogão. O melhor de tudo e ter um brinquedo novo para poder fazer coisas gostosas.
Boa terça feira, divirta-se.
Beijinhos
Márcia

Juanita Says:
29 de janeiro de 2008 às 10:43

olá

ai miga que inculta me sinto!! atão eu tb não sei nada dessa limpeza pirolitica!! e agora?! como vou fazer?! hummmm qd for a tua casa quero ver esse forno a fazer limpeza...pirolitica claro!! eh eh eh

no fds tive cá em casa um srº para me tirar as medidas á cozinha, para fazermos a alteração dos moveis e isso e eu que até escrevi o nome do forno que ele recomenda (só pra te dar), mas já vou tarde!! pronto só te digo que era da Teka!!.

agora já não há desculpas para bolos esturricados!! eh eh eh

beijocas grandes e...piroliticas! eh eh

ALEXIA Says:
29 de janeiro de 2008 às 12:49

Limpeza que?????? ai mulher as coisas de que tu falas...olha lá não há lojas onde a gente chega e pede um forno e prontos!!!!!!

já me estava a passar...juro....a parte do cartão upssssssss

beijos no forno ...mas com limpeza

_+*A.Elite in Paris & Montpellier*+_ Says:
30 de janeiro de 2008 às 08:49

Ola minha querida salvadora, acho a tua historia o maximo! limpeza pirolita é a giratoria? sera? senao, ando enganada ha anos!

agora ja podes fazer um verdadeiro robalo sem estar queimado de um lado ou de outro cru, hein?

ai, deves estar farta que eu te dê com isso nas canelas, xi xi xi

tb adoraria ter um forno bonito assim, anda, vale mesmo a pena do esforco!!

Beijo meu,

A Elite

karoxinha Says:
30 de janeiro de 2008 às 10:50

olá

limpeza das quantas???... ai meu Deus as coisas que esta gentinha inventa para ganhar mais uns euros... ohhh valha-me santa engracia... realmente... com os pirolitos à volta ficava o moço se me contasse uma historia dessas....

miga.. cartao dizias, que era da maquina... estava avariada so podia, né... é assim que as "tias-xiques.falidas" fazem... eu sei que nao é o teu caso... mas como tu sabes onde trabalhei esta era a desculpa usada em noventa por cento das vezes lol...

miga... faltam fotos dos novos cozinhados no forno sem pirolitos...

jinhos karinhosos
karoxinha

Luazzinha Says:
30 de janeiro de 2008 às 11:45

:)
o que é isso da limpeza pirolita???? :)
realmente so contigo é que essas coisas acontecem :)
fartei me de rir!
mas olha que a senhora da loja ia levar uma bela de uma resposta :)
bjs com carinho

Luna Says:
31 de janeiro de 2008 às 12:33

hhihihi q grandes aventuras :) bom mas felizmente q agora está tudo resolvido... e, deixa-me q te diga q esse 1º menu de estreia do forno é de criar água na boca
beijinhos